MSNotícias

Fazenda Cristal é a primeira certificada no estado com créditos de carbono sobre reserva legal em Mato Grosso do Sul

Com 23 meses de trabalho dedicado, a fazenda Cristal se tornou um marco para a sustentabilidade no Mato Grosso do Sul

A Fazenda Cristal se consolidou esse mês como pioneira em Mato Grosso do Sul, sendo a primeira fazenda certificada no estado na modalidade A.R.R (Afforestation, Reforestation, and Revegetation) e se torna um exemplo inspirador de como o agronegócio e a preservação ambiental podem caminhar juntos para um futuro mais sustentável.

A Fazenda Cristal, localizada na região pantaneira do Paiaguás, se tornou um marco para a sustentabilidade no Mato Grosso do Sul. O projeto visa à preservação e regeneração de áreas de reserva legal da propriedade, combatendo as mudanças climáticas e ampliando a capacidade de remoção e armazenamento de carbono, com uma metodologia reconhecida internacionalmente e certificada pela ONU (UNFCCC). Além disso, 10% dos recursos gerados pelo projeto são direcionados para iniciativas sociais, beneficiando ONGs locais.

Com 23 meses de trabalho dedicado, desde o planejamento até a venda dos créditos de carbono, a Fazenda Cristal se destacou pela agilidade e sucesso de suas iniciativas. Em menos de 15 dias, os créditos da propriedade foram 100% vendidos no mercado, refletindo a crescente demanda por ações sustentáveis de preservação ambiental no Brasil e no mundo.

Foto: Arquivo Vert Ecotech S.A

Em março deste ano, o projeto obteve a certificação dos créditos de carbono pela Social Carbon Standard, após uma rigorosa auditoria da KBS Certification Services. A desenvolvedora responsável por esse sucesso foi a Vert Ecotech S.A., empresa sediada em Campinas, que se destacou pela agilidade e compromisso em todas as etapas do processo. Com um elevado padrão de excelência, a Vert, se mostrou uma parceira altamente confiável, sempre atuando de maneira transparente, íntegra e eficiente. A empresa utilizou tecnologia de ponta para garantir a rastreabilidade e o lastro de cada crédito de carbono gerado, além de realizar visitas frequentes e presenciais à Fazenda Cristal, assegurando que todas as práticas fossem seguidas de forma rigorosa e conforme as melhores práticas de sustentabilidade. Graças ao seu profissionalismo e dedicação, a venda dos créditos foi realizada de maneira rápida, refletindo a qualidade e a confiabilidade do carbono gerado, que atende às exigências do mercado e fortalece o compromisso do projeto.

Milton Insuela Jr., proprietário da Fazenda Cristal, destacou a importância de transformar um passivo ambiental em um ativo econômico. “É muito gratificante ver o retorno do nosso trabalho em forma de créditos de carbono, especialmente em um momento em que grandes empresas e companhias aéreas estão buscando formas de reduzir sua pegada de carbono”, afirmou.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, expressou sua gratidão pela iniciativa. “A mensagem central é que todas as instituições estão caminhando na direção certa, conseguindo monetizar algo intangível, que é a natureza”, destacou. Ele enfatizou a necessidade de colaboração entre produtores rurais e ambientalistas, lembrando que ambos os grupos devem trabalhar juntos em prol da preservação do meio ambiente.

Por: Daniela Barros

Edição: Flavio Fontoura

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo