Fornecedor da Nissan e Stellantis entra com pedido de falência
Plano de reestruturação prevê conversão de dívidas e transferência do controle a credores

A “Marelli”, produtora global de peças automotivas, pediu proteção contra insolvência sob o Capítulo 11 do “Código de Falências dos Estados Unidos”, numa estratégia para reestruturar suas obrigações financeiras e assegurar liquidez.
A companhia informou que o esquema propõe a remoção total da “dívida garantida” e um aumento instantâneo na estrutura patrimonial.
O CEO David Slump afirmou que a pressão do mercado automotivo afetou o capital de giro da Marelli.
História da empresa
A formação da Marelli ocorreu em 2019, fruto da combinação da Magneti Marelli italiana, anteriormente propriedade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), e da Calsonic Kansei japonesa. Ambas foram compradas pela empresa de private equity KKR.
Como parte do novo plano de reestruturação, o controle acionário será transferido para um consórcio de credores, conforme informações da agência Reuters.
No ano de 2022, a companhia já tinha apelado para a Justiça japonesa, depois de acumular um débito que ultrapassava os 8 bilhões de dólares, quantia que correspondia a 33 bilhões de reais, e que foi diminuída quase pela metade posteriormente.
Mesmo com um passado recente marcado por desafios, a Marelli garantiu que seguirá trabalhando em conjunto com fornecedores, clientes e parceiros vitais, particularmente em campos de “inovação” e “desenvolvimento tecnológico”.
A Marelli conta entre seus principais clientes globais com a Stellantis e a Nissan. A empresa reiterou que durante o processo judicial, os compromissos operacionais e os investimentos em “tecnologias automotivas” não serão interrompidos.