Mulher em situação de rua sobrevive por quase um ano escondida em letreiro de supermercado
Descoberta surpreende comunidade local e evidencia desafios na oferta de moradia acessível nos Estados Unidos

Foi descoberta uma mulher de 34 anos, que se encontrava em situação de rua, residindo dentro do letreiro de um supermercado em Midland, Michigan, nos Estados Unidos. Ela habitou o local aproximadamente por um ano.
A descoberta ocorreu por conta de trabalhadores que se intrigaram com um cabo de extensão ligado ao telhado do local.
Segundo Brennon Warren, policial do Departamento de Polícia de Midland, a estrutura do letreiro – medindo cerca de 1,5 metro de largura e 2,4 metros de altura – contava com uma porta pequena e entrada pelo telhado, proporcionando espaço suficiente para acomodar uma mesa improvisada, roupas, uma “máquina de café”, impressora e computador.
A mulher informou às autoridades que, embora tivesse um emprego em outro lugar, escolheu se refugiar no letreiro da loja Family Fare, que faz parte de uma cadeia de supermercados. Foi lá que ela conseguiu conectar seus dispositivos eletrônicos usando um cabo de energia ligado a uma tomada no telhado.
As autoridades ainda estão investigando como a mulher conseguia chegar ao telhado, considerando que não havia indícios de uma escada no local. Acredita-se que ela poderia ter acessado o local através de outros edifícios comerciais nas proximidades. Embora fosse uma situação atípica, a mulher cooperou com os policiais e se retirou do local por vontade própria, sem que qualquer acusação fosse levantada.
Porta-vozes da companhia que administra o supermercado enfatizaram a conduta profissional e empática dos colaboradores perante a circunstância, destacando a importância de medidas e colaborações para aumentar a disponibilidade de residências seguras e acessíveis, um assunto premente para a comunidade local e a nação.
A diretora da organização sem fins lucrativos Open Door, Saralyn Temple, que trabalha com moradores de rua em Midland, declarou que a história demonstra a criatividade e resistência das pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, ela enfatiza que existem soluções mais eficazes para prevenir que indivíduos precisem utilizar métodos tão precários para se proteger
A cidade de Midland, que possui aproximadamente 42 mil residentes, luta para suprir a necessidade de moradias a preços razoáveis, uma situação em ascensão que espelha um obstáculo em nível nacional. A situação do letreiro destaca a relevância de iniciativas comunitárias e governamentais mais efetivas no enfrentamento do déficit habitacional.