BrasilNotícias

Prefeitos do PCdoB são alvos de operação da PF por desvio de mais de R$ 12 milhões em verbas federais

Investigação aponta esquema de corrupção em contratos de saúde e educação em municípios do Nordeste

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) uma operação que investiga o desvio de mais de R$ 12 milhões em recursos federais destinados a programas de saúde e educação em municípios administrados por prefeitos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). De acordo com as investigações, os valores eram repassados a empresas de fachada contratadas pelas prefeituras para execução de serviços que, em muitos casos, não foram realizados.

A ação contou com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de gestores públicos, sedes de prefeituras e escritórios de empresas envolvidas.

Segundo a PF, parte do dinheiro desviado teria sido utilizada para enriquecimento pessoal e financiamento de campanhas eleitorais. As investigações apontam ainda que os contratos fraudados foram firmados entre 2020 e 2023, período em que houve aumento expressivo de repasses federais devido à pandemia de Covid-19.

Os prefeitos investigados poderão responder por crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude em licitações e organização criminosa. O PCdoB, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Da redação Mídia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo