Vacina tetraviral pode ser abandonada nos EUA para bebês
Pesquisa associa uso da vacina a convulsões e febre, levantando debate sobre alternativas

Autoridades de saúde dos Estados Unidos estudam a possibilidade de abandonar o uso da vacina tetraviral em bebês, após novas pesquisas indicarem uma possível associação entre a vacina e o aumento de casos de convulsões e febre alta. A vacina protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
A decisão, se implementada, representaria uma mudança significativa no calendário de imunização infantil do país e levanta um debate entre especialistas. A vacina tetraviral é a combinação de duas vacinas, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a vacina contra varicela. De acordo com os estudos, a aplicação simultânea em uma única dose pode ser o fator de risco.
Atualmente, o país discute se o risco-benefício da vacina combinada ainda compensa, considerando que existem alternativas disponíveis. Uma das opções em análise é o retorno à aplicação em doses separadas da vacina tríplice viral e da vacina contra varicela, o que já era feito antes da introdução da tetraviral.
Apesar da possível alteração, as agências reguladoras ressaltam que as vacinas contra essas doenças são seguras e fundamentais para a saúde pública e que a imunização infantil continua sendo a principal forma de prevenção de surtos.
Da redação Midia News

