BrasilNotícias

Petrobras inicia processo para retomada das obras do Polo GasLub

Construção de unidades do complexo está interrompida desde 2015

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

A Petrobras iniciou o processo de contratação para retomada de obras do Polo GasLub, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. A empresa lançou, nesta quinta-feira (2), processo de licitação pública para contratação das empresas que vão realizar as obras de construção e de conclusão de unidades operacionais no Polo.

O Polo GasLub era chamado anteriormente de Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), projetado para o refino do petróleo e gerando produtos com alto valor agregado. As obras foram interrompidas em 2015, devido a desdobramentos da Operação Lava Jato, envolvendo diversas empresas com contratos no Comperj.

De acordo com a Petrobras, após a conclusão das obras, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), de baixíssimo teor de enxofre.

A estimativa é que sejam gerados até 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de execução das obras.

Edição: Nádia Franco

Mariana Tokarnia

Mariana Tokarnia é jornalista da Agência Brasil (EBC) e especialista na cobertura de Educação e Direitos Humanos. Cofundadora da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), dedica sua carreira a traduzir as complexidades das políticas públicas para o grande público. Com mestrado em Mídias Criativas pela UFRJ, Mariana alia o rigor técnico à inovação narrativa, sendo idealizadora do podcast Dizem as Fontes. Sua trajetória é marcada por reconhecimentos como o título de "Jornalista Amiga da Criança" e premiações em veículos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo