No antigo Twitter, agora conhecido como rede social X, o petista postou um vídeo em que declarou ter escolhido a gravata que está usando nesta quarta-feira, 24, como forma de protesto contra a morte do cão que deveria ter sido levado para Sinop (MT), mas acabou em Fortaleza (CE).
“A minha gravata, ela tem um desenho de cachorrinho. Eu coloquei de manhã em protesto ao que aconteceu com o cachorro de um cidadão que mandou o seu cachorro para Sinop, em Mato Grosso. Esse cachorro, ao invés de ser embarcado para Sinop, ele foi embarcado para o Ceará. Quando chegou no Ceará descobriram que não era para lá, mandaram de volta e o cachorro morreu, porque ficou oito horas sem tomar água, preso, dentro do avião”, afirmou Lula.
“Então eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil. Então essa gravata é homenagem e nossa solidariedade”, acrescentou.
Janja “muito abalada”
A primeira-dama, Janja, usou as redes sociais para expressar sua indignação sobre a morte do cão. Em um vídeo, ela afirmou estar “muito abalada” pela “irresponsabilidade” da companhia aérea.
“Ontem todo mundo ficou sabendo do caso do Joca, que infelizmente, por irresponsabilidade da companhia aérea Gol, o cachorro veio a morrer no transporte. Ele foi tratado como carga e não como um ser vivo. E ontem isso me deixou muito abalada, à noite, eu falei disso com o presidente. Hoje inclusive ele colocou uma gravata de cachorrinho, eu falei ‘hoje você vai com essa gravata em homenagem ao Joca”, disse a primeira-dama.
Em seguida, Janja solicitou ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que aparece com ela no vídeo, para explicar as medidas que o governo pretende implementar.
A investigação da morte do cão
A morte do cachorro Joca, da raça “golden retriever”, após um erro no transporte aéreo na segunda-feira, 22, será investigada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No que costumava ser o Twitter, conhecido como X, o ministro Silvio Costa Filho declarou que a agência de aviação já notificou oficialmente a Gol, companhia aérea responsável pelo voo, para fornecer esclarecimentos sobre o incidente.
“Ontem, tomamos conhecimento da triste notícia da morte do cachorro Joca após um erro técnico num voo que deveria seguir de São Paulo para o Mato Grosso, e terminou indo parar em Fortaleza. Joca faleceu após passar mais de duas horas e meia em voo do tolerável pela equipe médica. Ontem mesmo fizemos uma reunião de emergência com o presidente da ANAC, que já oficiou a companhia aérea Gol para prestar os devidos esclarecimentos. Não vamos admitir que episódios como esse voltem a se repetir”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos.
“Desde já, gostaria de prestar toda minha solidariedade ao tutor de Joca, João Fantazzini, e dizer que estamos acompanhando de perto toda investigação. Vamos iniciar um amplo debate com o Congresso Nacional e com a sociedade civil organizada para que possamos construir leis mais duras para coibir esse tipo de incidente”, acrescentou. As informações são de Oantagonista.