O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um “grande nome” para o governo de Minas Gerais, em 2026.
“Nem o cenário de candidato a prefeito em 2024 está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos”, disse em entrevista ao Tempo, divulgada nesta quinta-feira, 27. “Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia.”
Embora negue publicamente, Pacheco considera a possibilidade de se candidatar ao Executivo de Minas Gerais nas próximas eleições gerais. Ele seria o candidato preferido para receber o endosso de Lula e teria que competir pelo cargo com candidatos apoiados pelo atual governador, Romeu Zema (Novo), que se opõe a Lula.
Lula embarca para Belo Horizonte (MG) hoje. Ele permanecerá no Estado por dois dias, cumprindo compromissos em três cidades, incluindo duas governadas pelo PT: ele visitará BH, Contagem e Juiz de Fora.
Ele fará um anúncio de investimentos do governo federal em Contagem. Pacheco estará presente na viagem. Por outro lado, Zema não estará presente devido a compromissos pré-agendados em outras partes do Estado. Esta será a quarta vez que Lula visita o Estado durante seu terceiro mandato.
Pacheco tem se aproximado de Lula desde o ano passado. Neste ano, ele também discute uma solução, com o governo Lula, para renegociar as dívidas dos Estados com a União, em virtude da dívida de MG –– estimada em R$ 160 bilhões.
As informações são da Revista Oeste