NotíciasPolítica

Ex-presidente do PT chama atentado contra Trump de ‘encenação’

Ricardo Berzoini foi ministro de Lula e Dilma e comandou o partido dos trabalhadores na época do mensalão

Uma figura proeminente do Partido dos Trabalhadores (PT) recorreu às plataformas de mídia social para disseminar teorias conspiratórias sobre o ataque ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no sábado, 13. Ricardo Berzoini manifestou sua descrença na autenticidade do caso.

“Acreditar no ‘atentado’ contra Trump é o mesmo que crer na facada (fake ada) de Juiz de Fora em 2018″, afirmou Berzoini, que foi o presidente nacional do PT de 2005 a 2009. “Foi uma encenação mal ensaiada. O golpista fascista quer derrotar o genocida do povo palestino com essa canastrice?”

O político do PT não forneceu provas ou indícios para essas afirmações. Contrariamente ao que ele postou, autoridades dos EUA confirmaram a verdade do crime que tinha o membro do partido republicano como alvo.

Por exemplo, o Serviço Secreto dos EUA confirmou que um atirador fez disparos. Segundo a agência, uma pessoa que apoiava Trump faleceu. Também informaram que outras duas pessoas sofreram ferimentos graves. O ex-presidente foi levemente atingido na orelha direita por um dos disparos.

O caso foi classificado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) como uma tentativa de assassinato de Trump. O FBI também validou a identidade do autor do ataque: Thomas Matthew Crooks, um jovem de 20 anos residente em Bethel Park, Pensilvânia. Os seguranças neutralizaram o criminoso imediatamente após os tiros.

Assim como o atentado contra Trump, que foi atingido enquanto discursava em comício em Butler (Pensilvânia), não há evidências de que o caso de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, tenha sido fake. No dia 6 de outubro de 2018, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro foi esfaqueado na região do abdômen.

Desde do episódio, Bolsonaro passou por diversas cirurgias abdominais, uma vez que teve o aparelho digestivo afetado pela facada. Apontado como autor do crime, Adélio Bispo segue preso até hoje.

Quem é Ricardo Berzoini

O indivíduo que sem evidências, classifica como falsos o ataque contra Trump e a agressão a Bolsonaro, já fez parte da elite do PT. Durante o escândalo do “Mensalão” em outubro de 2005, Ricardo Berzoini assumiu o posto de presidente nacional do PT, cargo que ocupou até o final de 2009.

Aos 64 anos de idade, Berzoini também teve vez no Poder Executivo. Foi ministro tanto de Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rousseff. Ficou à frente de pastas como Previdência Social, Trabalho, Relações Institucionais, Comunicações e Secretaria de Governo.

Além disso, Berzoini cumpriu quatro mandatos como deputado federal. A saber, ganhou eleições para o Congresso Nacional de 1998 a 2010, sempre pelo PT de São Paulo.

As informações são da Revista Oeste

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo