NotíciasPolítica

Barroso é campeão: Levantamento mostra uso da FAB em 2024 e questiona privilégios

Ministros de Lula fizeram mais de mil viagens nos jatos militares no ano passado

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi a personalidade que mais utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2024. De acordo com as informações divulgadas pelo jornal O Globo, o ministro realizou 146 viagens. Este número é quase duas vezes maior que o total de solicitações do jato feitas pela presidência do tribunal no ano anterior, que totalizou 77.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que anteriormente havia sido o líder em 2023 com 135 voos, agora ocupa a segunda posição, com um total de 127 viagens. Completando o pódio, temos o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que realizou 123 deslocamentos.

Ricardo Lewandowski e José Múcio Monteiro, ministros da Justiça e da Defesa, respectivamente, constam na lista com 98 e 90 voos cada.

Na verdade, os ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizaram 1.101 viagens nos jatos da FAB no ano de 2024. Isso representa uma redução de 26% em comparação ao ano anterior, que registrou 1.493 deslocamentos.

A lista completa dos passageiros passou a ser divulgada pela FAB em 2024. No cálculo, foram considerados apenas uma vez os voos compartilhados por mais de um ministro.

Lira e Barroso voam pela FAB às vésperas do Natal

Barroso e Lira utilizaram voos da FAB para se deslocarem às vésperas do Natal.

Também foram realizadas viagens por membros do ministério do governo do presidente Lula através da instituição.

Entre os dias 21 e 24 de dezembro, Arthur Lira fez quatro viagens utilizando a FAB. No dia 21, o deputado se deslocou de Brasília para Salvador e, logo após, de Salvador (BA) para Maceió. Ele viajou de Maceió para Brasília em 23 de dezembro, e voltou para a capital alagoana no dia seguinte, 24 de dezembro.

Luís Roberto Barroso fez uso da FAB para viajar no dia 24 de dezembro, saindo de Brasília com destino ao Rio de Janeiro. Durante o mesmo intervalo de tempo, Renan Filho, o ministro dos Transportes, voou de Maceió para Imperatriz (MA) no dia 23 de dezembro, também utilizando a FAB, e prosseguiu para Brasília no mesmo dia.

No período de 21 a 29 de dezembro, tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), quanto o ministro das Cidades, Jader Filho, solicitaram viagens utilizando aeronaves da FAB.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo