O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou em entrevista à CNN que planeja lançar sua pré-campanha à Presidência da República em março de 2025. Segundo Caiado, ele pretende começar a jornada eleitoral com visitas ao Nordeste, tendo Salvador como ponto de partida.
Um detalhe inusitado é que o governador convidou o cantor sertanejo Gusttavo Lima para acompanhá-lo como pré-candidato à Presidência. Gusttavo Lima reduziria sua agenda de shows para se dedicar ao projeto político.
“Ele vai lá se colocar [na disputa para presidente]”, declarou Caiado. “Eu o convidei para caminharmos juntos: ‘Olha, você quer iniciar? Vamos embora, eu vou começar em março’. Nós começaríamos lá por Salvador.”
Gusttavo Lima e União Brasil
Apesar de ter manifestado interesse em ingressar na política, Gusttavo Lima ainda não respondeu ao convite para se filiar ao União Brasil, partido de Caiado. Caso decida se unir à legenda, ambos teriam que disputar a preferência da sigla por meio de prévias eleitorais internas.
“Eu não tenho monopólio”, disse Caiado. “Se o partido quer tê-lo, amanhã outros podem também se colocar no debate. É uma discussão, né? [É como] concurso público, ele tem que entrar no vestibular.”
O governador destacou que acredita que a população brasileira busca um candidato com posições “lógicas” e “corajosas”, que possam oferecer um rumo para o país sair da “estagnação” política.
Gusttavo Lima Já Considerava a Política em 2022
A ideia de Gusttavo Lima ingressar na política não é nova. Em 2022, o cantor cogitou lançar candidatura ao Senado, mas foi impedido por não atender ao requisito de idade mínima, já que tinha 34 anos na época.
“Só não foi candidato porque não tinha idade, tinha 34 anos”, explicou Caiado.
Reflexão Sobre a Experiência na Presidência
Sem mencionar nomes específicos, Caiado fez uma reflexão sobre o preparo necessário para ocupar a Presidência da República.
“Será que ele tem preparo para poder ser presidente?”, perguntou. “Será que realmente transitou as etapas necessárias par ser um presidente da República? Será que ele sabe o que é a liturgia do cargo de presidente da República? Será que ele sabe o que é a importância da Presidência?”