
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atualmente enfrenta um processo movido pelo grupo de comunicação de Donald Trump e pela plataforma de vídeos Rumble.
Durante um discurso para militantes do PT, neste sábado (22), Lula afirmou que Moraes sofre “perseguição” e mencionou a atuação do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Ele não foi eleito para ser gerente do mundo”, declarou Lula. “Ele foi eleito para governar os Estados Unidos. E ele que governe bem. Quem vai governar o Brasil somos nós. O brasileiro vai governar do jeito que a gente quer. Ninguém, ninguém, nem esses produtores da plataforma que pensam que mandam no mundo. Ninguém vai fazer com que a gente mude de rumo nesse país. Ninguém.”
O petista também elogiou a atuação do ministro no combate aos investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
“Não adianta ameaçar pela justiça, não adianta perseguir o Alexandre de Moraes, porque nós precisamos dar os parabéns ao Alexandre de Moraes”, afirmou Lula.
Lula Comenta Sobre Anistia aos Presos de 8 de Janeiro
Ainda durante seu discurso, o presidente criticou o pedido de anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, afirmando que “eles não deveriam nem estar pedindo isso”.
“É importante lembrar, meu caro José Dirceu, que o Partido Comunista Brasileiro, o nosso velho e saudoso [Luís Carlos] Prestes, foi perseguido durante mais de 60 anos, sem fazer 10% do que eles tentaram fazer”, disse Lula. “Agora estão pedindo anistia.”
O presidente argumentou que os detidos nem foram condenados ainda e que, portanto, não deveriam pedir anistia, mas sim tentar provar sua inocência.
“Eles deveriam estar pedindo inocência, não anistia”, reforçou Lula.
E completou:
“Eles vão ser julgados. Se tiver culpa, vão ser condenados. E aí sim, eles vão ter que amargar o gosto das coisas que eles fizeram com muita gente inocente”.
A fala de Lula reafirma seu apoio ao STF e à condução das investigações contra os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, enquanto rejeita qualquer possibilidade de anistia antecipada.
Veja o vídeo:
🇧🇷🗣 Lula comenta indiciamento de Bolsonaro: ‘Nem foram condenados, já querem ser anistiados”
Lula aproveitou a ocasião para parabenizar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por prosseguirem com o indiciamento… https://t.co/9yLOm9LSVK pic.twitter.com/CTgRN177LR
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 22, 2025