
Durante um evento nesta quarta-feira (9/7), jornalistas questionaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as novas tarifas anunciadas por Donald Trump contra produtos brasileiros. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, reagiu com a frase:
“Cadê meus vira-latas?”
A expressão, dita em tom irônico, causou polêmica nas redes sociais e entre jornalistas presentes.
É impressão minha ou a Janja chamou os jornalistas de VIRA-LATAS!? pic.twitter.com/dCcHNnig47
— Guilherme Kilter (@guikilter) July 9, 2025
Nota da assessoria esclarece
Diante da repercussão, a assessoria de Janja divulgou uma nota explicando que a frase não se referia aos jornalistas, mas sim a bolsonaristas:
“A frase dita pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se refere aos jornalistas que perguntaram ao presidente Lula sobre as declarações do presidente americano, mas aos bolsonaristas, que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil.”
Trump impõe tarifas e ataca o Brics
Mais cedo, Trump afirmou que o Brasil ‘não tem sido bom para os EUA’ e declarou que irá anunciar uma sobretaxa de 10% sobre todos os produtos brasileiros. A medida faz parte de uma política protecionista para, segundo ele, proteger a economia americana.
“Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã”, disse o presidente americano.
Nos últimos dias, Trump tem elevado o tom contra o Brasil em múltiplas frentes. Criticou a atuação do país na cúpula do Brics e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em nota recente, alertou:
“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política.”
Trump também propôs tarifas mínimas de:
- 10% para a América Latina
- 20% para a Europa
- 30% para a Ásia (com destaque para a China, que enfrentaria alíquotas adicionais superiores a 100%).