NotíciasPolítica

PT dobra a aposta e investe em ofensiva pela desdolarização entre países do Brics

Ação ocorre em momento de grande tensão tarifária com os EUA

Ação ocorre em momento de grande tensão tarifária com os EUA

O uso das redes sociais pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para apoiar a campanha de “desdolarização do Brics” é notável, um tema delicado que serviu para intensificar as tensões com os Estados Unidos e desempenhou um papel na declaração de uma tarifa de 50% contra o Brasil.

No último domingo (13), o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma imagem que apresenta um cão vira-lata caramelo, ícone brasileiro nas mídias sociais, acompanhado da frase “Desdolarizai-vos! #OBrasiléSoberano”.

“Um novo tempo exige coragem para mudar. E o Brasil está pronto para liderar esse caminho” acrescenta a legenda.

Na terça-feira passada (8), o presidente Trump já havia alertado que qualquer desafio à supremacia do dólar resultará em “um preço alto”. O líder republicano enfatizou que os Estados Unidos lutarão para manter o dólar como um “rei”.

“Só estou dizendo que, se as pessoas quiserem contestar [o dólar], podem, mas terão que pagar um preço alto. E não acho que nenhuma delas esteja disposta a pagar esse preço” advertiu.

O republicano fez seu pronunciamento após o presidente Lula afirmar que “ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão” para as negociações globais e argumentar a favor da criação de uma moeda única para o comércio entre os países do Brics. Ele fez essa declaração durante o encerramento da cúpula do bloco, que aconteceu no Rio de Janeiro no dia 7 de julho.

“Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado? E obviamente que nós temos todas as responsabilidades de fazer isso com muito cuidado. Os nossos Bancos Centrais precisam discutir isso com os Bancos Centrais dos outros países, mas é uma coisa que não tem volta. Isso vai acontecendo aos poucos, e vai acontecendo até que seja consolidado” disse na ocasião.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo