
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais articuladores do Centrão e ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, afirmou que o ex-presidente já tomou sua decisão sobre quem será o candidato da direita nas eleições presidenciais de 2026. A declaração coloca um ponto de mistério na sucessão de Bolsonaro, que está inelegível.
Segundo Nogueira, o ex-presidente está ciente de que é o líder inquestionável da direita, mas que precisa escolher um nome com “chance de vitória” para enfrentar o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora tenha se recusado a revelar a escolha de Bolsonaro, o senador defende que o nome seja anunciado o quanto antes, preferencialmente em janeiro, para permitir articulações e uma campanha competitiva.
Nos bastidores, os nomes mais cotados e citados por Ciro Nogueira são o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O senador já chegou a declarar que Tarcísio seria uma escolha “imbatível” caso recebesse o apoio de Bolsonaro.
A indefinição, contudo, tem gerado pressão, principalmente por parte do Centrão, que busca consolidar um candidato. Aliados de Bolsonaro, por sua vez, sinalizam que o anúncio pode ficar apenas para fevereiro de 2026, o que contraria o cronograma desejado por Nogueira e o seu partido, o Progressistas.
Ainda que a palavra final seja de Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira insiste que o maior líder da direita não pode se dar ao luxo de perder as próximas eleições, e por isso, fará uma escolha racional visando a vitória.
Da redação Midia News





