InternacionalNotícias

Espanha afirma que não reconhecerá intervenção dos EUA na Venezuela

Governo espanhol defende soberania venezuelana e reforça posição diplomática alinhada ao direito internacional

O governo da Espanha declarou nesta sexta-feira que não reconhecerá qualquer tipo de intervenção militar ou política promovida pelos Estados Unidos na Venezuela. A posição foi anunciada por autoridades do Ministério das Relações Exteriores espanhol, que ressaltaram o compromisso do país com os princípios do direito internacional e da soberania dos Estados.

Segundo o governo espanhol, eventuais ações unilaterais que violem a autodeterminação do povo venezuelano não terão respaldo diplomático de Madri. A Espanha defende que a crise na Venezuela deve ser tratada por meio do diálogo político, de negociações mediadas por organismos internacionais e de soluções pacíficas, afastando qualquer possibilidade de reconhecimento de intervenções externas.

A declaração ocorre em meio ao aumento das tensões internacionais envolvendo Caracas, após sinalizações do governo norte-americano sobre possíveis medidas mais duras contra o regime venezuelano. A Espanha, que mantém relações diplomáticas com o país sul-americano, afirmou ainda que atuará em conjunto com parceiros europeus para buscar uma saída institucional e negociada para o impasse.

Fontes diplomáticas destacam que a posição espanhola está alinhada à da União Europeia, que historicamente se manifesta contra intervenções militares sem respaldo de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo