BrasilNotícias

Implosão do Torre Palace marca fim de ícone abandonado no centro de Brasília

Três prédios nos arredores foram evacuados por segurança

O antigo edifício Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília, foi implodido às 10h01 deste domingo (25), encerrando definitivamente a história de um dos primeiros hotéis de luxo da capital federal. A demolição ocorreu de forma controlada, com explosivos posicionados nos andares inferiores da estrutura, fazendo com que o prédio ruísse em poucos segundos. Uma grande nuvem de poeira branca se formou logo após a implosão, dissipando-se quase completamente cerca de cinco minutos depois.

Por motivos de segurança, a população acompanhou a operação a uma distância aproximada de 300 metros. Três sirenes alertaram sobre o início do procedimento, e o momento da queda foi seguido por aplausos de pessoas que observavam o desfecho do edifício, considerado por muitos um símbolo do abandono urbano. A área foi isolada devido ao risco de lançamento de detritos, vibração do solo e forte ruído provocado pela implosão.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, com apoio da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil. O plano envolveu forças de segurança, equipes de emergência e agentes de trânsito, garantindo o bloqueio do perímetro e a segurança da população. Logo após a queda da estrutura, técnicos da Defesa Civil iniciaram a vistoria dos escombros.

Máquinas pesadas começaram a remover a grande quantidade de entulho deixada pela demolição. Segundo o Governo do Distrito Federal, a expectativa é de que, nas próximas horas, hotéis localizados no entorno sejam gradualmente liberados para funcionamento. Três edifícios foram evacuados preventivamente: Brasília Tower Hotel, LET’S Idea Brasília Hotel e Nobile Suítes Monumental.

O Torre Palace estava abandonado desde 2013. Em 2015, chegou a ser ocupado por cerca de 150 pessoas ligadas ao Movimento de Resistência Popular, que reivindicavam políticas habitacionais. À época, a Polícia Militar informou que o prédio vinha sendo invadido por usuários de drogas e se tornara ponto recorrente de crimes. Após a desocupação, o edifício foi interditado pela Defesa Civil por apresentar sérios riscos estruturais.

Com 14 andares e 140 apartamentos, o prédio ficava em uma das áreas mais valorizadas de Brasília, próximo à Torre de TV e ao Estádio Mané Garrincha. A implosão encerra um capítulo marcado por degradação urbana e abre espaço para a requalificação da região.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo