
O governo federal realizou neste sábado (9), em Campinas, no interior de São Paulo, a entrega de novos veículos destinados ao fortalecimento do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e recebeu investimento de R$ 14,4 milhões por meio do Novo PAC Saúde.
Durante o evento, foram entregues 12 micro-ônibus para o transporte de pacientes do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de 20 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e três Unidades Odontológicas Móveis. Ao todo, 32 municípios serão beneficiados com os novos veículos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da cerimônia e destacou a importância da renovação da frota para ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde.
Segundo Padilha, os micro-ônibus têm como objetivo facilitar o deslocamento de pacientes que precisam realizar tratamentos em cidades diferentes de seus municípios de origem. Já as unidades odontológicas móveis irão atender regiões mais afastadas, incluindo áreas rurais, distritos, escolas e igrejas.
O ministro também ressaltou os investimentos na renovação das ambulâncias do Samu em todo o país. De acordo com ele, o Brasil ficou seis anos sem renovação da frota e, desde 2023, mais de 3 mil ambulâncias já foram entregues pelo governo federal.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, somente o estado de São Paulo recebeu 145 veículos durante a atual gestão federal. Em abril deste ano, outras 30 unidades de micro-ônibus já haviam sido entregues ao estado.
Em âmbito nacional, o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde prevê a distribuição de 3,3 mil veículos em todo o país, com investimento estimado em R$ 1,4 bilhão.
Vacinação contra VSR alcança marca de 1 milhão de gestantes
Durante a agenda em Campinas, o ministro também participou de um ato simbólico de vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de gestantes vacinadas contra o VSR pelo SUS. A vacina passou a integrar a rede pública em 2025, após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
A imunização tem como objetivo proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período considerado mais vulnerável às complicações respiratórias. De acordo com a pasta, estudos clínicos apontam eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves em bebês nos primeiros 90 dias após o nascimento.
Dados divulgados pelo ministério mostram ainda redução significativa nas internações e mortes relacionadas ao VSR. Até 18 de abril de 2026, as internações de crianças menores de dois anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada ao vírus caíram 52% em comparação com o mesmo período de 2023. Já os óbitos apresentaram redução de 63%.
Da redação Mídia News





