BrasilNotícias

Dia D atualiza vacinação infantil e reforça alerta contra sarampo

Pela primeira vez, campanha de multivacinação conta com a vacina Pneumo 20, que amplia a proteção de crianças contra pneumonias e meningites

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação mobilizou unidades de saúde de todo o Brasil neste sábado (22) com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia integra a campanha promovida pelo Ministério da Saúde, que continua até o dia 1º de setembro e disponibiliza imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.

Uma das novidades deste ano é a inclusão, pela primeira vez na campanha, da vacina pneumocócica 20-valente, conhecida como Pneumo 20. Incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação em 2026, o imunizante amplia a proteção contra doenças provocadas pelo pneumococo, entre elas pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos conforme o esquema previsto para cada faixa etária.

Durante a mobilização, profissionais das unidades de saúde verificam a situação vacinal de cada criança ou adolescente e aplicam somente as doses necessárias para iniciar ou completar os esquemas. Pais e responsáveis são orientados a apresentar a caderneta de vacinação física ou a versão disponível no aplicativo Meu SUS Digital.

A campanha contempla imunizantes que ajudam a prevenir mais de 20 doenças, incluindo poliomielite, tuberculose, hepatites A e B, meningites, febre amarela, influenza, Covid-19, HPV, dengue, coqueluche, tétano, difteria, rubéola, caxumba e sarampo.

Atenção especial ao sarampo

O sarampo recebeu atenção especial na campanha depois do registro de casos relacionados à importação do vírus. A vacinação foi intensificada principalmente nos municípios de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo, onde a imunização pode alcançar pessoas de 6 meses a 59 anos, dependendo da idade e do histórico vacinal.

Para crianças de 6 a 11 meses, a chamada “dose zero” é utilizada como uma proteção adicional em situações específicas e não substitui as doses de rotina previstas posteriormente no calendário.

O Brasil recuperou em 2024 a certificação de país livre da circulação endêmica do sarampo e mantém esse status. Apesar disso, autoridades sanitárias destacam que a manutenção de altas coberturas vacinais é fundamental para reduzir o risco de reintrodução e circulação da doença.

O Ministério da Saúde informou ainda que 1,5 milhão de doses foram distribuídas especificamente para a Campanha de Multivacinação. Considerando o abastecimento geral da rede pública, mais de 177 milhões de doses de vacinas já haviam sido enviadas aos estados.

Outra mudança implementada neste mês foi a inclusão de um segundo reforço da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) aos 4 anos de idade. A alteração passou a valer em 3 de agosto e complementa o esquema exclusivamente com a vacina injetável adotado pelo país.

Da redação Mídia News Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo