Campo GrandeNotícias

Banco de Leite Humano do Humap-UFMS busca novas doadoras para ampliar atendimento a recém-nascidos

Hospital universitário reforça campanha para incentivar a doação de leite materno, essencial para a recuperação de bebês prematuros e internados em unidades neonatais

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), em Campo Grande, está intensificando a busca por novas doadoras de leite humano para fortalecer o atendimento aos recém-nascidos internados na unidade. A iniciativa visa garantir o abastecimento do banco de leite e ampliar o suporte aos bebês que dependem desse alimento para o desenvolvimento e a recuperação da saúde.

O leite materno é reconhecido como o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, sendo indispensável principalmente para recém-nascidos prematuros ou que necessitam de cuidados intensivos. Além de fornecer todos os nutrientes necessários para o crescimento, o leite humano contém anticorpos, proteínas, vitaminas e fatores imunológicos que ajudam na proteção contra infecções e contribuem para o desenvolvimento neurológico dos bebês.

Entre os principais benefícios, o alimento auxilia na redução da incidência de doenças como diarreias, infecções respiratórias e enterocolite necrosante, uma enfermidade intestinal grave que acomete principalmente crianças prematuras. Para muitos pacientes internados em unidades neonatais, o leite humano doado representa um componente fundamental do tratamento e pode aumentar significativamente as chances de recuperação.

Segundo o Banco de Leite Humano do Humap-UFMS, mesmo pequenas quantidades doadas fazem diferença. Antes de chegar aos recém-nascidos, todo o leite passa por rigorosos processos de seleção, pasteurização e controle de qualidade, garantindo segurança e preservação de suas propriedades nutricionais.

Podem se tornar doadoras mulheres saudáveis que estejam amamentando e apresentem produção de leite superior às necessidades de seus próprios filhos. Antes do início da doação, a equipe especializada realiza uma avaliação clínica e fornece todas as orientações sobre coleta, armazenamento e transporte do leite.

As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite Humano do hospital ou por meio do serviço de coleta domiciliar, oferecido para facilitar a participação das mães interessadas. O atendimento pode ser agendado pelos telefones (67) 3345-3027 ou pelo WhatsApp (67) 99633-2510.

Cada frasco de leite doado representa uma oportunidade de salvar vidas e contribuir para o tratamento de recém-nascidos que necessitam desse alimento para superar os primeiros desafios da vida.

O Humap-UFMS integra a Rede HU Brasil desde 2013. Administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a rede reúne 47 hospitais universitários federais distribuídos em 25 unidades da federação, prestando assistência à população e contribuindo para a formação de profissionais de saúde, ensino, pesquisa e inovação.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo