
O ex-blogueiro e apoiador de Jair Bolsonaro, Allan dos Santos, teria feito um pedido formal ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que intervenha em uma eventual prisão do ex-presidente brasileiro. A solicitação, que coloca em destaque o delicado equilíbrio das relações internacionais e a soberania jurídica brasileira, surge em um momento de intensa pressão política e investigações em curso que envolvem Bolsonaro e seus aliados no Brasil.
Allan dos Santos, que atualmente reside nos Estados Unidos e é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por disseminação de fake news e ataques à democracia, utilizou suas plataformas para clamar por uma ação de Trump. O apelo foca na ideia de uma suposta “perseguição política” contra o ex-chefe do Executivo brasileiro, buscando a diplomacia norte-americana como um escudo contra o que ele classifica como “abusos do sistema judiciário”.
A atitude do ex-blogueiro levanta questões sobre os limites da intervenção estrangeira em assuntos internos de um país. O governo brasileiro, por sua vez, monitora a situação, mantendo a postura de que as investigações e processos judiciais seguem o rito legal e constitucional. A possível resposta da Casa Branca a esse pedido é incerta, mas o episódio já intensifica o debate sobre a influência de fatores externos na política nacional e a condição jurídica de figuras públicas brasileiras.
Da redação Midia News

