NotíciasPolítica

Daniel Braga: quem é o marqueteiro por trás da pré-campanha de Flávio Bolsonaro

Estrategista digital experiente, publicitário atua para dar tom mais institucional à comunicação do senador e ampliar diálogo com o eleitorado moderado

O nome de Daniel Braga tem ganhado destaque nos bastidores da política nacional como o principal responsável pela estratégia de comunicação da pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Reconhecido por sua atuação técnica e orientada por dados, o marqueteiro é considerado um dos profissionais mais influentes do marketing político digital no país, especialmente no campo da centro-direita.

Braga consolidou sua projeção nacional em 2016, ao integrar a equipe que conduziu a campanha vitoriosa de João Doria à Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, foi um dos responsáveis por estruturar a imagem do então candidato como um gestor moderno, com forte presença nas redes sociais e linguagem direta voltada ao eleitor urbano. Dois anos depois, voltou ao centro do debate político ao participar da articulação digital que ficou conhecida como “Bolsodoria”, movimento que uniu, naquele momento, as bases eleitorais de Jair Bolsonaro e do então governador paulista.

Ao longo da carreira, Daniel Braga acumulou passagens por campanhas e estruturas institucionais de diferentes matizes da direita brasileira. Atuou na comunicação do governo Michel Temer e integrou a equipe da campanha presidencial de Henrique Meirelles em 2018. Essa trajetória contribuiu para consolidar seu perfil como um estrategista pragmático, com foco em métricas, segmentação de público e uso intensivo de dados para orientar decisões políticas.

Atualmente, Braga é o responsável por estruturar a comunicação da pré-campanha de Flávio Bolsonaro, com o desafio de ampliar o alcance do senador para além do eleitorado ideológico mais fiel. A estratégia passa por reduzir índices de rejeição, adotar uma linguagem mais institucional e aproximar o discurso do centro político, sem romper com a base conservadora que sustenta o bolsonarismo.

Sua atuação, no entanto, ocorre em um ambiente interno marcado por diferentes visões estratégicas. De um lado, Braga defende profissionalização, planejamento e expansão de público. De outro, há o núcleo mais ideológico da família Bolsonaro, especialmente ligado ao vereador Carlos Bolsonaro, que aposta em uma comunicação mais espontânea, combativa e voltada à militância digital tradicional.

O equilíbrio entre essas duas abordagens deve ser decisivo para o futuro político de Flávio Bolsonaro. A capacidade de conciliar técnica, narrativa e identidade ideológica poderá definir o sucesso — ou não — do projeto eleitoral que começa a ser desenhado para os próximos anos.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo