Campo GrandeNotícias

Domingo terá calor, pancadas de chuva e risco de tempestades em Mato Grosso do Sul

Campo Grande pode chegar aos 34°C e terá possibilidade de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite; avanço de frente fria aumenta instabilidade no Estado

O domingo (20) será marcado por calor, aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul, com atenção especial para o avanço das instabilidades ao longo do dia. Em Campo Grande, a previsão indica temperaturas elevadas antes da chegada das condições mais favoráveis à ocorrência de chuva.

Segundo o Climatempo, a Capital sul-mato-grossense deverá registrar temperatura mínima de 25°C e máxima de 34°C. O dia começa com sol entre muitas nuvens, enquanto as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente durante a tarde e a noite, acompanhadas de possibilidade de trovoadas. A previsão aponta cerca de 47% de probabilidade de chuva, com umidade relativa do ar variando aproximadamente entre 43% e 73%.

Instabilidade aumenta em Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta uma mudança importante no cenário meteorológico. A passagem de um ciclone extratropical pela Argentina entre domingo (20) e segunda-feira (21) deverá favorecer a formação de uma frente fria, que avançará pela Região Sul e contribuirá para o aumento das instabilidades em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o instituto, entre sábado e domingo áreas de instabilidade se formam em uma extensa faixa do oeste brasileiro. Um novo canal de umidade deverá favorecer pancadas de chuva e trovoadas. O INMET destaca ainda a possibilidade de nova rodada de tempestades em Mato Grosso do Sul, inclusive com risco de granizo. Os ventos também podem ganhar intensidade com a aproximação do sistema frontal.

No sul do Estado, a atenção deve ser maior para as instabilidades. A previsão semanal do INMET já indicava os maiores acumulados de chuva do Centro-Oeste justamente no sul de Mato Grosso do Sul, especialmente na região de Dourados, onde os volumes acumulados no período poderiam chegar a aproximadamente 50 milímetros.

Campo Grande terá mudança no tempo

Na Capital, portanto, o domingo deverá começar ainda abafado e quente, mas a combinação entre calor, umidade e aproximação das instabilidades aumenta as condições para chuva no decorrer do período.

O Climatempo prevê pancadas de chuva à tarde e à noite em Campo Grande, enquanto o INMET aponta um cenário regional favorável ao fortalecimento das tempestades em Mato Grosso do Sul. A orientação é acompanhar os avisos meteorológicos ao longo do domingo, principalmente diante da possibilidade de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Da redação Mídia News Campo Grande 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo