NotíciasPolítica

Governo amplia bloqueio de gastos e atinge R$ 12,1 bilhões

Medida faz parte do ajuste fiscal e busca garantir cumprimento da meta de resultado das contas públicas

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (22) a elevação do bloqueio de despesas no orçamento, que passa a somar R$ 12,1 bilhões. A medida integra o esforço de ajuste fiscal diante da necessidade de equilibrar as contas públicas e assegurar o cumprimento da meta estabelecida para o ano.

Segundo a equipe econômica, o contingenciamento é considerado essencial para evitar o risco de descumprimento das regras fiscais e manter a confiança dos agentes de mercado. O bloqueio atinge principalmente despesas discricionárias, aquelas não obrigatórias, mas não foram detalhados os setores mais impactados.

A decisão reflete a pressão sobre o governo em meio ao cenário de arrecadação abaixo do esperado e aumento de gastos obrigatórios. Economistas avaliam que novos cortes ou bloqueios ainda podem ser necessários até o fim do exercício.

Da redação Midia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo