Data: 27/11/2023
Durante um evento que contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da seccional de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Sérgio Leonardo, criticou os excessos do STF em seu discurso. Enquanto a plateia aplaudia em pé a fala de Leonardo, Barroso permaneceu sentado.
Durante sua participação na abertura da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte, Barroso foi confrontado com o repúdio dos profissionais em relação às múltiplas decisões do STF que vão contra o princípio da ampla defesa.
A advocacia merece respeito. E, se o que a vida quer da gente é coragem, como dizia Guimarães Rosa, e se a advocacia não é profissão de covardes, como pontuava Sobral Pinto, dizemos, respeitosamente, mas em alto e bom som, que os excessos que vêm sendo praticados por magistrados nos tribunais superiores nos causam indignação e merecem nosso veemente repúdio – disse Leonardo.
Não podemos admitir que advogados não tenham acesso integral aos autos de processos, que advogados recebam cópias parciais e seletivas de processos. Não podemos anuir com a prática de magistrados que não recebem a advocacia. Não podemos aceitar, de forma alguma, que a advocacia seja silenciada ou tolhida nas tribunas, perante os órgãos do poder Judiciário.
Sérgio Leonardo, presidente da OAB-MG, foi aplaudido pelos seus colegas, enquanto Barroso permaneceu sentado com a mão no rosto, mesmo diante da mesa de convidados que se levantou para aplaudir a sua coragem.
Ver essa foto no Instagram