NotíciasPolítica

Luciano Huck critica tentativa de Lula de emplacar Mantega na Vale: ‘raiz do baixo crescimento’

Luciano Huck critica tentativa do governo Lula de nomear Guido Mantega para conselho da Vale

Neste sábado (27), Luciano Huck, apresentador da TV Globo, expressou críticas à tentativa do governo do presidente Luiz Inácio  da Silva (PT) de colocar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, no conselho da Vale.

“Pra pensa: se uma empresa privatizada como a Vale tem este grau de ingerência política, imagina as estatais. Isso é uma das raízes do nosso baixo crescimento e da nossa baixa produtividade. Isso precisa mudar se a gente quiser gerar oportunidades pra todos pra valer”, disse o apresentador.

Desde o começo do recente mandato de Luiz Inácio Lula da Silva no ano anterior, havia rumores de que o presidente queria nomear Guido Mantega como presidente da Vale. Nas semanas recentes, o Planalto voltou a considerar a ideia, no entanto, a influência do governo sobre a mineradora se tornou menos intensa em comparação aos antigos governos do PT.

Na última quinta-feira (25), o chefe do executivo recebeu um informe de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, que alertava sobre a percepção negativa gerada pela insistência de um certo nome para a presidência da Vale, levantando questionamentos sobre as reais intenções do governo. Mantega, ex-ministro da Fazenda durante as gestões de Lula e  Rousseff, teve seu nome ligado às “pedaladas fiscais”, que resultaram no impeachment de Dilma em 2016.

A visão sobre Mantega no universo corporativo é desfavorável e, por ora, seu nome foi excluído.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo