NotíciasPolítica

Cármen Lúcia diz que urnas foram auditadas e Brasil é modelo eleitoral para o mundo

Ministra Cármen Lúcia anuncia testes e auditorias nas urnas eletrônicas para as eleições municipais

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou que durante o mês de julho, os funcionários da Corte estiveram ocupados realizando testes e auditorias nas urnas eletrônicas que serão empregadas nas eleições municipais deste ano– sendo este o principal foco das atividades do tribunal para o segundo semestre.

Durante a sessão de reabertura do TSE na manhã desta quinta-feira (1º), após o recesso do Poder Judiciário, foi feito o anúncio. O Supremo Tribunal Federal (STF), onde ela também é membro, retoma suas atividades no período da tarde.

A ministra afirmou que o TSE já realizou e vem realizando “todas as providências e testes de campo que são necessários em todos os estados brasileiros para que a gente tenha neste período, que é agora de ultimação das medidas que são necessárias de serem adotadas para que tenhamos uma eleição democrática, segura, com urnas auditadas, com segurança absoluta para os eleitores exercerem livremente o seu direito de voto”.

Ela ainda pontuou que esse é um trabalho “para que a gente tenha este pleito eleitoral como mais um que o Brasil demonstra ser modelo para as democracias de todo o mundo”.

Cármen Lúcia declarou que a retomada das atividades do TSE acontece 65 dias antes das eleições municipais, e que as deliberações da Corte no segundo semestre “serão feitos considerando este momento”. Ela será a responsável por liderar o TSE nas eleições municipais brasileiras deste ano.

A afirmativa a respeito da auditoria nas urnas foi uma mensagem clara ao líder venezuelano Nicolás Maduro, que na última semana, questionou a integridade das urnas eletrônicas do Brasil – alegou que elas não possuiriam auditoria, ao passo que defendia as urnas venezuelanas, que supostamente passariam por 16 verificações.

A declaração de Maduro levou Cármen Lúcia a cancelar a ida de dois técnicos do TSE para monitorar a eleição venezuelana no último domingo (28), que apresenta fortes indícios de “fraude”.

As votações municipais no Brasil deste ano ocorrerão nos dias 6 e 27 de outubro, correspondendo ao primeiro e segundo turno, respectivamente. O objetivo é eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 municípios. As informações são da Gazeta do Povo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo