
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma queda expressiva nos últimos três meses, elevando sua reprovação pessoal para 55,3% e a rejeição ao governo para 44%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pela 163ª Pesquisa CNT de Opinião, realizada pelo instituto MDA a pedido da Confederação Nacional de Transportes (CNT).
Os números refletem recordes de reprovação na série histórica da pesquisa e indicam um desgaste crescente da imagem de Lula e de sua administração.
📌 Reprovação pessoal de Lula: 55,3% (+9,6 pontos em três meses)
📌 Avaliação ruim/péssima do governo: 44% (+13,2 pontos desde novembro)
Desde a última pesquisa, em 12 de novembro de 2024, a reprovação do desempenho pessoal de Lula subiu de 45,7% para 55,3%, enquanto a avaliação negativa do governo saltou de 30,8% para 44%.
Comparação com Bolsonaro desfavorece Lula
Os dados mostram que Lula perde na comparação direta com seu antecessor e rival político, Jair Bolsonaro (PL). Em fevereiro de 2021, início do terceiro ano de governo Bolsonaro, a reprovação do ex-presidente era 36%, número inferior aos atuais 44% de Lula.
Além disso, a pesquisa revelou que 44,5% dos entrevistados consideram que o governo Lula está pior que o de Bolsonaro, enquanto 36,4% avaliam que a gestão petista é melhor.
Metodologia da pesquisa
A 163ª Pesquisa CNT de Opinião entrevistou 2.002 pessoas entre 19 e 23 de fevereiro de forma presencial.
📌 Margem de erro: 2,2 pontos percentuais
📌 Nível de confiança: 95%
Os resultados reforçam o cenário de desgaste do governo Lula, que enfrenta desafios para reverter a desaprovação crescente e recuperar a confiança da população.