NotíciasPolítica

Moraes atende PGR e barra questionamentos sobre dados do Coaf

Decisão do ministro do STF visa proteger sigilo de informações financeiras em inquérito que apura atuação de suposto grupo paramilitar em redes sociais

Em uma decisão que reforça a proteção do sigilo de dados financeiros, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e barrou a quebra de sigilo de relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A medida de Moraes impede que a defesa de investigados tenha acesso irrestrito às informações, protegendo a integridade do inquérito que apura a atuação de um suposto grupo paramilitar nas redes sociais.

O inquérito, um dos mais sensíveis em andamento no STF, investiga uma rede de desinformação e ataques a instituições democráticas, com suspeitas de envolvimento de indivíduos e grupos com financiamento ilícito. A PGR argumentou que a divulgação dos relatórios do Coaf poderia comprometer o andamento das investigações e a identificação de todos os envolvidos no esquema.

A decisão de Moraes, que acatou a solicitação da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, visa garantir que as informações permaneçam sob sigilo para preservar a eficácia da investigação. A medida ressalta a importância do Coaf como instrumento de combate à lavagem de dinheiro e a outros crimes financeiros, e a necessidade de que seus dados sejam manejados com cautela para não prejudicar as apurações em curso.

Ainda não há informações sobre o teor completo dos relatórios sigilosos. A expectativa é que a defesa recorra da decisão de Moraes, mas, por ora, a determinação do ministro prevalece, mantendo o sigilo dos dados e protegendo o andamento da investigação.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo