
O Sindicato Nacional dos Controladores de Voo anunciou que a categoria entrará em greve a partir do próximo dia 24. A decisão foi tomada após uma série de reuniões sem avanços nas negociações com o governo federal em relação a reivindicações salariais, melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira.
De acordo com a entidade, a paralisação será realizada de forma escalonada, mas deve afetar os principais aeroportos do país, incluindo hubs estratégicos como Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF) e Confins (MG). A previsão é que a greve tenha impacto direto na malha aérea nacional e internacional, gerando atrasos e cancelamentos de voos de passageiros e de cargas.
O sindicato afirma que há sobrecarga de trabalho, falta de equipamentos modernos e defasagem salarial em relação a outros profissionais do setor aéreo. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que acompanha o caso e deve anunciar medidas para tentar reduzir os impactos aos usuários.
Companhias aéreas e associações do setor demonstraram preocupação com a possibilidade de um colapso logístico, caso a greve se estenda por vários dias. Passageiros são orientados a acompanhar os canais oficiais das empresas e se programar para eventuais alterações de horários.
Da redação Midia News





