MSNotícias

Jogos Escolares de MS começam nesta sexta-feira com mais de 3,2 mil participantes em Campo Grande

Competição reúne estudantes de 57 municípios e define classificados para os torneios nacionais escolares de 2026

Campo Grande será o centro do esporte estudantil sul-mato-grossense a partir desta sexta-feira (12), com o início dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A competição, promovida pelo Governo do Estado, vai reunir 3.268 participantes entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 57 municípios em diversas modalidades esportivas.

Voltado a estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, o evento será realizado em três etapas ao longo do mês de junho e servirá como seletiva para as principais competições escolares do país.

A cerimônia oficial de abertura está marcada para as 16h30 desta sexta-feira, no Rádio Clube Campo, localizado na Avenida Toros Puxian, nº 477, na Vila Morumbi, em Campo Grande.

O primeiro bloco de disputas acontece entre os dias 12 e 15 de junho. Nesta fase, entram em ação atletas das modalidades de atletismo, badminton, judô, karatê, tênis de mesa e xadrez na categoria de 12 a 14 anos. Também serão disputadas provas de ginástica artística, natação e wrestling nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

As competições serão distribuídas em diferentes locais da Capital. O Parque Olímpico Ayrton Senna receberá as provas de atletismo, enquanto o Rádio Clube Campo sediará o badminton. O Cefat será palco da ginástica artística. Já o Poliesportivo Dom Bosco receberá judô, karatê e wrestling. As disputas de natação ocorrerão no Rádio Clube Cidade, enquanto o Nipo Centro será destinado ao tênis de mesa e ao xadrez.

Além das competições, a organização preparou uma programação especial no Centro de Convivência, instalado no Rádio Clube Campo. O espaço funcionará diariamente das 11h às 13h e das 18h30 às 20h30, oferecendo momentos de integração entre os participantes.

Entre as atrações estão sessões de karaokê, espaço para troca de figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo de 2026 e a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira, reforçando o clima esportivo entre os jovens atletas.

No dia 13 de junho, o karaokê será realizado ao meio-dia e às 18h30. A troca de figurinhas acontecerá às 12h e às 19h, enquanto a transmissão da partida do Brasil está prevista para as 18h.

As cerimônias de premiação ocorrerão conforme o encerramento das disputas de cada modalidade. No atletismo, as medalhas serão entregues a partir das 10h do dia 13 e às 11h do dia 14, no Parque Olímpico Ayrton Senna. As modalidades de luta seguirão o mesmo cronograma no Poliesportivo Dom Bosco. A natação terá premiações no Rádio Clube Cidade nos mesmos horários. Já as disputas de ginástica artística, tênis de mesa e xadrez terão premiação no Centro de Convivência, às 13h do dia 14, enquanto o badminton encerrará sua programação às 18h.

A segunda etapa dos Jogos Escolares ocorrerá entre os dias 15 e 22 de junho, com partidas de voleibol e futsal, nas categorias da primeira e segunda divisões. O terceiro e último bloco será disputado entre os dias 22 e 28 de junho, contemplando basquetebol, handebol e vôlei de praia.

Além de estimular a prática esportiva e a integração entre estudantes de diferentes regiões do Estado, a competição também representa a oportunidade de classificação para os torneios nacionais. Os campeões de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que serão realizados em setembro, em Brasília. Já os atletas de 15 a 17 anos poderão representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude – COB 2026, programados para novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo