NotíciasPolítica

Oposição aciona PGR e pede abertura de inquérito contra Moraes

Parlamentares alegam abuso de autoridade e solicitam investigação sobre atos do ministro do STF

Parlamentares da oposição acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) e pediram a abertura de um inquérito para apurar a conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O pedido foi protocolado nesta semana e tem como base supostas irregularidades e abuso de autoridade em decisões tomadas pelo magistrado no âmbito de investigações em curso.

Segundo os autores da representação, há indícios de extrapolação de competências e violações a garantias constitucionais, o que justificaria a atuação do Ministério Público para esclarecer os fatos. O documento solicita que a Procuradoria-Geral da República avalie a abertura formal de procedimento investigativo e, se for o caso, adote as medidas cabíveis.

A iniciativa intensifica o embate político em torno do papel do Judiciário e ocorre em meio a críticas recorrentes da oposição às decisões do STF relacionadas a inquéritos que envolvem autoridades públicas, redes sociais e a disseminação de desinformação. Aliados do ministro rebatem as acusações e afirmam que os atos questionados estão amparados pela Constituição e pela legislação vigente.

Até o momento, a PGR não informou se dará seguimento ao pedido. O STF também não se manifestou oficialmente sobre a representação apresentada pelos parlamentares.

Da redação Mídia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo