
O relator do processo que analisa a possível cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Câmara dos Deputados se manifestou contra a perda do cargo. Em parecer apresentado nesta terça-feira, o parlamentar afirmou não haver elementos suficientes que justifiquem a punição máxima no âmbito da Casa.
Zambelli é investigada por suposto abuso das prerrogativas parlamentares e condutas consideradas incompatíveis com o decoro. O processo foi aberto após episódios que envolveram confrontos públicos e acusações de uso indevido da estrutura do mandato.
Apesar do posicionamento do relator, o caso ainda segue para votação no Conselho de Ética, que pode aceitar ou rejeitar o parecer. Caso o colegiado decida pela continuidade da análise, a decisão final sobre eventual cassação será tomada pelo plenário da Câmara.
A defesa de Zambelli classificou o parecer como “técnico e equilibrado” e reiterou que a deputada não cometeu irregularidades. Já opositores afirmam que o relatório enfraquece o processo disciplinar e defendem que a análise prossiga até a última instância.
Da redação Mídia News

