NotíciasPolítica

Viviane Barci assume defesa no STF de sócio de Daniel Vorcaro

Atuação de escritório ligado à família de Alexandre de Moraes reacende debate sobre ética e conflito de interesses no Supremo

A advogada Viviane Barci de Moraes passou a integrar a defesa do empresário Lucas Prado Kallas em um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Viviane é esposa do ministro Alexandre de Moraes e lidera o escritório responsável pela estratégia jurídica adotada no caso, que teve origem em investigações ambientais em Minas Gerais.

Lucas Kallas é acionista da empresa Biomm e mantém sociedade com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. O processo atualmente no STF foi inicialmente aberto na primeira instância, em Belo Horizonte, mas acabou remetido à Corte Superior em razão do foro por prerrogativa de função de um dos investigados no mesmo inquérito.

Na petição protocolada no Supremo, não há menção direta ao ministro Alexandre de Moraes. Contudo, o documento traz as assinaturas de dois filhos do casal, que também atuam no escritório de advocacia responsável pela defesa, o que gerou questionamentos sobre eventuais conflitos de interesse e a necessidade de observância rigorosa das regras de impedimento e suspeição previstas na legislação.

As investigações que envolvem Kallas fazem parte de um desdobramento da Operação Rejeito, que apura o suposto uso irregular de um plano de recuperação ambiental para encobrir a ampliação de atividades de mineração em território mineiro. O empresário também foi citado, em março de 2025, na Operação Parcours, que investigou possíveis irregularidades ambientais na Mina Curumi, atribuídas à Empresa de Mineração Pau Branco. Segundo a Polícia Federal, o prejuízo ambiental estimado poderia chegar a R$ 832 milhões. À época, Kallas afirmou que sua inclusão no inquérito era “completamente descabida”.

O histórico do empresário inclui ainda a prisão, em 2008, durante a Operação João de Barro, que investigou desvios de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista posterior à Agência Pública, Kallas declarou que a maioria das ações foi encerrada com reconhecimento de sua inocência.

Apesar das investigações, o empresário ganhou projeção nacional em 2025 ao ser publicamente elogiado por Lula e ao passar a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado “Conselhão”. Na ocasião, o presidente afirmou que Kallas era um empresário sério e comprometido com o desenvolvimento do país.

Com a defesa agora concentrada no STF e sob comando de Viviane Barci, o caso tende a atrair atenção adicional, tanto pelos desdobramentos jurídicos quanto pelo debate público em torno da ética, da imparcialidade e da transparência no Judiciário brasileiro.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo