Brasil tem avião pronto para levar militares à Venezuela, afirma ministro da Defesa
Em entrevista ao programa Os Três Poderes, da revista Veja, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou nesta sexta-feira (02) que as Forças Armadas do Brasil têm um avião pronto para partir para Caracas, capital da Venezuela, com o objetivo de proteger a embaixada brasileira devido à violência exacerbada no país vizinho, especialmente após a controversa vitória do ditador socialista Nicolás Maduro nas eleições.
O chanceler brasileiro Mauro Vieira e o ministro da Defesa discutiram ontem (1º) o cenário de crise na Venezuela sob a ditadura de Maduro.
Múcio também indicou, na entrevista, que os militares brasileiros podem fornecer proteção à embaixada da Argentina e aos diplomatas peruanos que pediram ajuda.
Contudo, o envio das tropas brasileiras à Venezuela ainda aguarda a autorização do Governo Maduro, que até o momento não foi concedida.
“Ontem fui conversar com o chanceler Mauro Vieira para dizer que nós já estávamos com pessoal pronto, disponível, avião e tudo para levar para guarnecer a nossa chancelaria, a nossa embaixada e a segurança pessoal da embaixadora. Depois surgiu o problema de que nós iriamos guarnecer a embaixada da Argentina. Ontem à noite surgiu a embaixada do Peru. Estamos prontos para embarcar o pessoal que for necessário, mas ainda não tive sinalização”, disse Múcio na entrevista.