NotíciasPolítica

Deputado Marcel van Hattem é investigado pelo STF após críticas a delegado da PF

Deputado Marcel van Hattem é investigado pelo STF por declaração em discurso, segundo Gazeta do Povo

Conforme informado pelo site Gazeta do Povo, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por uma declaração feita em um discurso na tribuna da Câmara dos Deputados. Ele disse que ficou ciente da investigação quando foi convocado pela Polícia Federal (PF) para testemunhar em um processo confidencial, sob a supervisão do ministro Flávio Dino.

Van Hattem afirmou que o inquérito foi iniciado após um pronunciamento feito em 14 de agosto, onde ele fez críticas ao delegado da PF, Fábio Schor, chamando-o de “abusador de autoridade”. Schor tem participação em investigações de casos delicados, como a detenção do antigo assessor presidencial, Filipe Martins, e as denúncias contra o ex-chefe de estado, Jair Bolsonaro (PL), a respeito de um alegado desvio de presentes recebidos durante seu mandato.

Após tomar conhecimento da intimação, o deputado acionou seus advogados para solicitar informações sobre o processo. Em nota, van Hattem criticou a forma como foi notificado, classificando-a como “ilegal”, uma vez que a intimação foi enviada por e-mail a sua assessoria sem a devida clareza quanto ao conteúdo do inquérito.

O parlamentar reforçou sua crítica à ação, alegando que o artigo 53 da Constituição lhe garante imunidade parlamentar por suas falas na tribuna. Van Hattem ainda apontou uma perseguição política e ideológica por parte do STF, mencionando casos como o do deputado Daniel Silveira e do ex-líder da oposição, Carlos Jordy. Ele concluiu acusando o Supremo de tentar silenciar aqueles que criticam o governo e suas instituições.

A Polícia Federal informou que não se manifestará sobre investigações em andamento.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo