InternacionalNotícias

ONU alerta para fuga de milhares de civis do leste de Darfur

Conflitos armados e ataques de milícias provocam crise humanitária crescente no Sudão, segundo as Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou neste domingo para a fuga em massa de milhares de civis da região leste de Darfur, no Sudão, devido à intensificação dos combates entre forças governamentais e grupos paramilitares. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os ataques de milícias e os confrontos violentos têm provocado deslocamentos diários, agravando uma já severa crise humanitária.

A ONU informou que muitas das famílias em fuga estão se dirigindo a áreas próximas à fronteira com o Chade, buscando abrigo em campos superlotados e com escassez de alimentos, água e medicamentos. Organizações humanitárias relatam que a situação no local é alarmante, com relatos de saques, violência sexual e destruição de vilarejos inteiros.

O conflito em Darfur, que se arrasta há mais de duas décadas, voltou a se intensificar após o colapso político e militar do país em 2023. A ONU pede cessar-fogo imediato e acesso humanitário irrestrito às áreas afetadas, alertando que milhões de pessoas podem ser forçadas a deixar suas casas se os combates continuarem.

Da redação Mídia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo