
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande (SECCG) foi palco ontem de um importante encontro do movimento sindical de Mato Grosso do Sul ao receber o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. A escolha da entidade para sediar o evento reforça a força e a representatividade do sindicato, que atua há 91 anos em defesa de trabalhadores do comércio na Capital, que hoje somam mais de 40 mil profissionais.
O ministro foi recepcionado pelo presidente do SECCG, Carlos Santos, além de lideranças sindicais estaduais, representantes de federações e confederações, vereadores e demais autoridades públicas. O encontro teve como principal pauta a proposta de mudanças na legislação trabalhista, com destaque para o projeto que prevê o fim da escala 6×1.
Carlos Santos destacou que o sindicato tem sido um dos principais defensores da modernização das relações de trabalho, especialmente no que diz respeito à redução da jornada semanal. Para ele, a proposta representa um avanço significativo na valorização do trabalhador.
“Defendemos que a redução da jornada proporciona mais qualidade de vida ao empregado, fortalece o convívio familiar e amplia as oportunidades de qualificação profissional. Trata-se de uma pauta histórica do movimento sindical e que dialoga com as necessidades da sociedade moderna”, afirmou.
Durante o encontro, Guilherme Boulos ressaltou que a proposta deverá tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados ainda neste semestre. Segundo ele, o projeto possui três pilares fundamentais: o fim da escala 6×1, com a adoção do limite máximo de cinco dias de trabalho para dois de descanso; a redução da jornada semanal para 40 horas; e a garantia de manutenção integral dos salários.
O ministro explicou que, por tramitar em regime de urgência, o Congresso Nacional terá prazo de até 60 dias para deliberar sobre o projeto, sob risco de travamento da pauta legislativa.
Ao destacar a importância do SECCG no cenário sindical sul-mato-grossense, Boulos enfatizou a tradição e a credibilidade da entidade, fundada em 25 de novembro de 1935, sendo um dos sindicatos mais antigos do Estado e referência na luta pelos direitos trabalhistas.
Para Carlos Santos, a realização do encontro na sede do sindicato reafirma o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pela entidade e fortalece o debate sobre políticas públicas voltadas à valorização da classe trabalhadora.
“O SECCG sempre esteve na linha de frente na defesa dos comerciários e continuará atuando com firmeza para garantir avanços que promovam dignidade, equilíbrio social e melhores condições de trabalho para milhares de famílias campo-grandenses”, concluiu o presidente.
Por: Wilson Aquino


