NotíciasPolítica

PL rompe com Ibaneis Rocha e pede CPI para investigar relações entre BRB e Banco Master

Pedido de investigação na Câmara Legislativa do DF surge após revelação de contrato envolvendo fundo ligado a apurações sobre supostas fraudes no sistema financeiro

O Partido Liberal (PL) anunciou o rompimento político com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e protocolou pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Legislativa do Distrito Federal com o objetivo de investigar possíveis irregularidades envolvendo o Banco de Brasília e o Banco Master.

A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira (10) e ocorre em meio ao crescente distanciamento entre o governador e o grupo político alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro no Distrito Federal. Ibaneis havia apoiado o bloco político bolsonarista nas eleições de 2022, mas recentemente passou a enfrentar sinais de exclusão das articulações eleitorais que estão sendo construídas para futuras disputas.

O pedido de criação da CPI ganhou força após a divulgação de informações sobre um contrato firmado entre o escritório de advocacia de Ibaneis Rocha e um fundo administrado pela empresa Reag Investimentos. O fundo citado estaria entre os alvos de investigações relacionadas a suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master.

Diante da revelação, o nome do governador passou a ser mencionado no requerimento de investigação apresentado na Câmara Legislativa. A proposta da CPI pretende apurar possíveis irregularidades nas relações financeiras e contratuais envolvendo o BRB e instituições privadas ligadas ao caso.

A defesa de Ibaneis Rocha, entretanto, nega qualquer participação do governador nas negociações investigadas. Em nota oficial, os advogados afirmaram que ele se encontra afastado do escritório de advocacia desde 2018 e, por isso, não teria conhecimento de eventuais contratos firmados posteriormente.

Segundo a defesa, as negociações mencionadas ocorreram quase seis anos após o afastamento do governador da sociedade do escritório.

A decisão de romper politicamente com Ibaneis partiu da deputada federal Bia Kicis, presidente do PL no Distrito Federal. A medida contou com apoio de lideranças da legenda, incluindo o deputado federal Alberto Fraga e os deputados distritais Joaquim Roriz Neto, Thiago Manzoni e Roosevelt Vilela.

De acordo com Bia Kicis, a existência de indícios considerados relevantes justifica a abertura de uma investigação parlamentar. A parlamentar afirmou que a CPI é um instrumento legítimo de fiscalização e que, diante das suspeitas levantadas, a investigação se tornou necessária.

O rompimento político também altera o cenário eleitoral no Distrito Federal. Dentro do PL, cresce a possibilidade de lançamento da vice-governadora Celina Leão como candidata ao governo local em uma eventual disputa futura.

Além disso, nomes ligados ao bolsonarismo vêm sendo citados como possíveis candidatos ao Senado. Entre eles estão a própria Bia Kicis e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Nos bastidores políticos, a avaliação é de que o caso envolvendo o Banco Master e o BRB ampliou a pressão interna contra Ibaneis Rocha e contribuiu para consolidar o distanciamento entre o governador e o grupo político que domina atualmente o PL no Distrito Federal.

Da redação Mídia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo