BrasilNotícias

Imagens falsas do Roda Viva circulam no X e acendem alerta para golpes digitais

TV Cultura denuncia uso de inteligência artificial para criar conteúdos falsos que direcionam usuários a páginas fraudulentas

A TV Cultura publicou uma nota de repúdio após identificar a circulação de imagens falsas relacionadas ao programa Roda Viva na rede social X (antigo Twitter). Os conteúdos, produzidos com o uso de inteligência artificial, simulam entrevistas e debates do tradicional programa jornalístico para atrair usuários e direcioná-los a golpes virtuais.

Segundo a emissora, os materiais manipulados reproduzem o cenário, a identidade visual e até a imagem de apresentadores e supostos convidados do programa, criando uma falsa sensação de credibilidade. Em muitos casos, as publicações sugerem a existência de investimentos milagrosos, oportunidades financeiras ou informações exclusivas, levando os internautas a clicar em links que podem resultar no roubo de dados pessoais e bancários.

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, informou que já está adotando medidas jurídicas e administrativas para conter a disseminação dos conteúdos fraudulentos. A emissora destacou que notificações são emitidas sempre que é identificado o uso indevido de suas marcas, programas ou materiais institucionais em campanhas enganosas.

Especialistas em segurança digital alertam que os golpes de phishing têm se tornado cada vez mais sofisticados com o avanço da inteligência artificial. Os criminosos utilizam imagens, vídeos e áudios extremamente realistas para convencer as vítimas a fornecer informações confidenciais ou realizar transferências financeiras.

Diante desse cenário, a recomendação é que os usuários desconfiem de promessas de ganhos fáceis, verifiquem a autenticidade dos perfis e nunca forneçam dados pessoais ou financeiros por meio de links recebidos em redes sociais. Também é importante conferir se a informação foi publicada nos canais oficiais da emissora antes de realizar qualquer ação.

O caso reforça os desafios enfrentados por veículos de comunicação diante da rápida evolução das ferramentas de inteligência artificial, que, ao mesmo tempo em que ampliam possibilidades tecnológicas, também vêm sendo utilizadas para disseminação de desinformação e aplicação de golpes na internet.

Da redação Mídia News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo