
A senadora Damares Alves anunciou que protocolou um pedido junto à Procuradoria-Geral da República solicitando a abertura de investigação e a análise de um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A iniciativa tem como base denúncias relacionadas ao chamado “caso Banco Master”.
Segundo a parlamentar, há indícios que merecem apuração sobre possíveis conflitos de interesses e vínculos envolvendo decisões judiciais e o Banco Master. Damares sustenta que, diante da gravidade das alegações, a PGR precisa avaliar se houve violação de princípios constitucionais, como a imparcialidade e a moralidade administrativa.
No pedido encaminhado, a senadora afirma que o Senado Federal tem o dever de analisar a conduta de ministros do STF quando surgem questionamentos públicos relevantes. Ela também defende que a eventual abertura de processo de impeachment é um instrumento previsto na Constituição para garantir freios e contrapesos entre os Poderes.
Até o momento, nem a PGR nem o ministro Alexandre de Moraes se manifestaram oficialmente sobre o pedido. O caso deve provocar novos embates políticos e jurídicos em Brasília, reacendendo o debate sobre os limites de atuação do Supremo e a fiscalização de seus membros pelo Legislativo.
Da redação Mídia News





