
O deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) afirmou que não pretende renunciar ao mandato depois do resultado do primeiro turno da eleição presidencial. Durante a reta final da campanha, o parlamentar havia declarado que deixaria o cargo caso Renan Santos, candidato do Missão à Presidência, obtivesse 3% dos votos válidos.
Renan terminou a disputa presidencial em quarto lugar, com aproximadamente 2,24% dos votos válidos, somando mais de 2,6 milhões de votos. O desempenho ficou abaixo dos 3% registrados por pesquisas divulgadas às vésperas da votação.
Promessa foi feita durante ato de campanha
A declaração de Kataguiri ocorreu no sábado (3), durante o encerramento da campanha de Renan Santos, na região da Liberdade, em São Paulo. Na ocasião, o deputado questionava os números apresentados pelo Datafolha e pela Quaest, que apontavam o presidenciável do Missão com 3% dos votos válidos.
Em sua declaração, Kataguiri vinculou a eventual renúncia ao resultado de 3%. A fala ganhou repercussão depois da apuração das urnas, justamente porque Renan terminou com percentual ainda menor.
Kim diz que condição não ocorreu
Questionado depois da eleição sobre o cumprimento da promessa, Kataguiri afirmou que permanecerá no mandato. Segundo ele, o compromisso estava condicionado especificamente à obtenção de 3% dos votos por Renan.
“Eu disse que renunciaria se ele fizesse 3, ele fez 2”, respondeu o parlamentar ao ser questionado sobre o assunto.
A interpretação provocou repercussão porque o desempenho eleitoral de Renan ficou abaixo justamente do patamar que havia motivado o desafio feito pelo deputado às pesquisas.
Renan Santos construiu sua candidatura com forte participação de integrantes ligados ao MBL e ao partido Missão. Durante a campanha, adotou discurso crítico tanto ao presidente Lula quanto a Flávio Bolsonaro e buscou apresentar a legenda como uma alternativa aos dois principais polos da disputa presidencial.
Com o encerramento do primeiro turno, o resultado de 2,24% colocou Renan distante dos candidatos que avançaram para a segunda etapa da eleição e abriu uma discussão sobre o desempenho eleitoral do Missão e as expectativas criadas durante a campanha.
Da redação Mídia News Campo Grande





