BrasilNotícias

Operação Backdoor: PF apura desvio de 300 computadores e prejuízo de R$ 350 mil à Receita

Investigação também apura desaparecimento de veículos e suspeita de uso de documentos fraudulentos para transferir bens públicos a terceiros

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Backdoor, destinada a investigar um suposto esquema de desvio de bens pertencentes ao patrimônio da Receita Federal no Rio de Janeiro. Entre os itens investigados estão cerca de 300 computadores e cinco aparelhos de refrigeração, avaliados em aproximadamente R$ 350 mil.

A ação conta com o apoio da Corregedoria da Receita Federal. Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos na capital fluminense e em Angra dos Reis. Segundo informações divulgadas sobre a operação, as diligências alcançam regiões como Brás de Pina, Senador Camará e Guaratiba, no Rio, além de Encruzo da Enseada, em Angra dos Reis.

As investigações tiveram início depois que a própria Receita Federal encaminhou uma notícia-crime relatando indícios de desaparecimento de equipamentos de seu patrimônio. A partir das informações, a Polícia Federal passou a apurar as circunstâncias em que os bens teriam deixado as dependências do órgão.

Além dos aproximadamente 300 computadores e dos cinco equipamentos de refrigeração, os investigadores procuram esclarecer o desaparecimento de veículos que estavam armazenados em um pátio da Receita Federal. Uma das suspeitas é de que parte do patrimônio tenha sido transferida irregularmente para terceiros mediante utilização de termos de doação fraudados.

De acordo com as informações divulgadas pela PF, o esquema investigado teria contado com o possível envolvimento de um servidor público cedido à Receita Federal e de integrantes de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

A investigação busca agora identificar a participação de cada envolvido, localizar os bens eventualmente desviados e esclarecer o destino dado aos equipamentos e veículos.

O nome Backdoor, expressão inglesa que pode ser traduzida como “porta dos fundos”, faz referência à forma pela qual, segundo a investigação, grande parte dos bens teria deixado o prédio da Receita Federal.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão responder por crimes como peculato e associação criminosa, além de outras infrações que eventualmente sejam identificadas durante o avanço das apurações.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo