MSNotícias

Procon/MS e Decon apreendem mais de 4,3 mil tênis falsificados em operação em Campo Grande

Ação conjunta identificou produtos com indícios de falsificação em duas lojas da Capital; mercadorias serão encaminhadas à Receita Federal

O Procon Mato Grosso do Sul e a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) apreenderam mais de 4,3 mil pares de tênis com indícios de falsificação durante operação realizada na segunda-feira (8), em dois estabelecimentos comerciais de Campo Grande. A ação reforça o combate à comercialização de produtos irregulares e busca proteger os direitos dos consumidores sul-mato-grossenses.

Na região central da Capital, os fiscais apreenderam 2.648 pares de tênis em uma empresa do setor varejista. De acordo com o Procon/MS, os calçados apresentavam características semelhantes às de marcas reconhecidas no mercado, porém sem informações obrigatórias exigidas pela legislação, como identificação do fabricante e numeração adequada. O estabelecimento, segundo os órgãos fiscalizadores, já havia sido alvo de operações anteriores pelo mesmo tipo de irregularidade.

Em outro ponto da cidade, localizado no Jardim Bálsamo, a fiscalização recolheu 1.678 pares de tênis suspeitos de falsificação. Além dos calçados, foram apreendidas 347 peças de vestuário, entre camisas de times, bermudas, camisetas e roupas íntimas.

A operação também resultou na retirada de circulação de 39 copos e canecas térmicas, além de perfumes nacionais e importados comercializados sem as embalagens originais e sem informações em língua portuguesa sobre sua composição, descumprindo exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o Procon/MS, os dois estabelecimentos foram alvo de denúncias encaminhadas pelos próprios consumidores, por meio dos canais oficiais de atendimento do órgão, incluindo o portal eletrônico e o Disque Denúncia 151.

Todos os produtos apreendidos tiveram a retenção formalizada após representação das marcas envolvidas e serão encaminhados à Receita Federal para os procedimentos cabíveis. A operação contou ainda com o apoio de agentes da Polícia Científica, responsáveis pela coleta de elementos que poderão subsidiar eventuais investigações criminais.

As autoridades reforçam que a compra de produtos falsificados pode trazer prejuízos ao consumidor, não apenas pela ausência de garantias e procedência, mas também pelos riscos relacionados à qualidade e à segurança dos itens comercializados.

Da redação Mídia News

Flávio Fontoura

Flávio Fontoura é jornalista, fundador e editor-chefe deste portal, onde assina a maioria das reportagens. utiliza sua expertise no setor audiovisual e sua visão empreendedora para liderar a linha editorial do site, unindo o rigor da informação à dinâmica da produção de conteúdo moderno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo