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Pane em avião presidencial irritou Lula, diz jornal

O presidente defendeu a compra de uma nova aeronave

O jornal O Estado de S. Paulo reportou na quarta-feira, 2, que uma falha no avião presidencial irritou o presidente Luiz Inácio  da Silva. Com 18 anos desde sua aquisição, o modelo da aeronave é visto como obsoleto por Lula, que mencionou a possível necessidade de substituição por questões de segurança.

Após uma falha técnica em uma turbina, foi necessário que o avião voasse por 5 horas para consumir combustível.  da Silva, a primeira-dama, propôs passar uma noite adicional na Cidade do México, mas Lula optou por embarcar todos no avião de reserva ainda naquela mesma noite.

Houve tensão e debates durante o voo em relação à aquisição de uma nova aeronave presidencial ou uma possível reforma dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). José Múcio Monteiro, o Ministro da Defesa, interrompeu suas férias para discutir essa questão com Lula e com o comandante da Aeronáutica.

Lula expressou o desejo de trocar o avião atual por um A-330, que proporciona mais “espaço e conforto”. Contudo, a adaptação do Airbus para fins executivos é complexa, devido às exigências da FAB.

“AeroLula”

De acordo com o Estadão, Lula expressou desde o início de seu governo o desejo de substituir o A319-ACJ, chamado de “AeroLula”, que foi comprado em seu primeiro mandato, em 2005. Atualmente, a Aeronáutica tem duas dessas aeronaves em sua posse, adquiridas durante a gestão de Jair Bolsonaro, em 2022, por um preço de US$ 80 milhões cada

Lula planejava assegurar mais espaço, conforto e uma área expandida para os convidados e a equipe de suporte. Entre as demandas, estava incluída uma suíte com uma cama de casal, um banheiro equipado com chuveiro, um escritório privativo, uma sala de reuniões e cerca de cem poltronas tipo semileito.

Contudo, o projeto se deparou com duas barreiras. A Força Aérea Brasileira precisa dessas aeronaves para “missões de reabastecimento em voo de seus caças”, transporte rápido de tropas e operações de resgate médico. Ademais, o custo para adaptar o Airbus para uma configuração executiva personalizada é alto.

As informações são da Revista Oeste.

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