Aviões eram usados em um voo de instrução no treinamento de cadetes
Na manhã desta sexta-feira, 1º, em Pirassununga, interior de São Paulo, ocorreu uma colisão entre duas aeronaves da Academia de Cadetes da Força Aérea (AFA). Enquanto um dos pilotos conseguiu realizar um pouso seguro, o outro necessitou de resgate por uma equipe de salvamento.
Segundo a FAB, dois aviões T-27 Tucano eram empregados no treinamento de cadetes da AFA, quando ocorreu uma colisão durante um voo de instrução. Uma das aeronaves conseguiu aterrissar em segurança, enquanto a outra foi guiada para uma área desabitada. Um vídeo postado no X revela o local do acidente, com muita fumaça visível.
A pessoa que registrou as imagens afirmou: “Acabou de cair um avião. Olha lá, está pegando fogo. O paraquedista pulou”. A Força Aérea corroborou que o piloto foi capaz de executar com sucesso os procedimentos de ejeção e foi prontamente resgatado por um time de resgate da FAB. Todos estão seguros.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizará uma investigação sobre a colisão para determinar os possíveis fatores que levaram ao acidente, com o objetivo de prevenir incidentes semelhantes no futuro.