Pesquisa aponta Flávio Bolsonaro à frente de Lula em eventual segundo turno presidencial
Levantamento do instituto Futura Inteligência indica vantagem do senador do PL sobre o atual presidente em simulação eleitoral; estudo também avaliou cenários com outros possíveis candidatos à Presidência.
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo instituto Futura Inteligência, em parceria com a Apex Partners, aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa de segundo turno nas eleições presidenciais.
De acordo com o levantamento, em um cenário direto entre os dois nomes, Flávio Bolsonaro registra 48,8% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 40,5%. A diferença entre os dois candidatos chega a 8,3 pontos percentuais.
A pesquisa também comparou os resultados com a edição anterior do estudo. Nesse recorte, o senador apresentou crescimento de 0,6 ponto percentual, enquanto o atual presidente registrou recuo de 1,9 ponto. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, os índices de Flávio Bolsonaro poderiam variar entre 46,1% e 51%, enquanto Lula ficaria entre 38,3% e 42,7%.
O levantamento ainda aponta aumento na parcela de eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo. O percentual passou de 8,2% em fevereiro para 9% na rodada mais recente da pesquisa.
Simulações de segundo turno com outros nomes
Além do confronto direto entre Flávio Bolsonaro e Lula, o estudo testou outros possíveis cenários de segundo turno com nomes considerados pré-candidatos à Presidência.
Em um dos cenários avaliados, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 44,5% contra 41% de Lula. Já em outra simulação, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), alcança 45,5%, enquanto Lula registra 41,4%.
No cenário envolvendo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), há empate técnico, com 41,2% para Caiado e 41,4% para Lula, dentro da margem de erro.
O levantamento também testou a disputa entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Nesse caso, o presidente aparece com 42,5%, contra 40,5% de Zema.
Outro cenário analisado coloca Lula frente ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Nessa hipótese, Lula teria 41,1% das intenções de voto, enquanto Leite aparece com 37,1%.
Cenários de primeiro turno
A pesquisa também simulou diferentes cenários de primeiro turno. Em uma das projeções, Flávio Bolsonaro aparece com 37,6% das intenções de voto, seguido por Lula com 37%. Na mesma simulação, Ratinho Júnior registra 9,1%, enquanto o governador mineiro Romeu Zema aparece com 2,7%.
Outro cenário mostra Flávio Bolsonaro com 41,9% das intenções de voto, enquanto Lula teria 35,1%. Já em uma hipótese sem o atual presidente, o senador do PL aparece com 38,1%, seguido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 21,2%.
Metodologia
A pesquisa Futura/Apex entrevistou 2.000 eleitores com 16 anos ou mais em 829 municípios brasileiros entre os dias 2 e 6 de março. O levantamento apresenta nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06607/2026.
Da redação Mídia News





