NotíciasPolítica

Alto membro do Governo Lula estaria ajudando escritório britânico a faturar com desastre de Mariana

Segundo a coluna de Claudio Humberto no Diário do Pdoer, Ferreira Filho, que é a favor de que o caso seja resolvido nos tribunais do Reino Unido, chegou a visitar o gabinete do Procurador-Geral da República acompanhado de Thomas Goodhead, CEO do PG.

Por: Pablo Carvalho

Enquanto o governo brasileiro negocia com Vale e BHP o valor da indenização pelo desastre de Mariana, Manoel Caetano Ferreira Filho, presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, estaria ajudando o escritório britânico Pogust Goodhead (PG) a garantir que o pagamento pelos danos no Brasil seja feito via justiça de Londres. Ferreira Filho, que defendeu Lula na Lava Jato e o visitava na prisão, aparentemente não vê conflito de interesse nessa atuação.

Segundo a coluna de Claudio Humberto no Diário do Pdoer, Ferreira Filho, que é a favor de que o caso seja resolvido nos tribunais do Reino Unido, chegou a visitar o gabinete do Procurador-Geral da República acompanhado de Thomas Goodhead, CEO do PG. Segundo Ferreira Filho, os tribunais britânicos seriam mais adequados que os brasileiros para resolver a questão ambiental.

O presidente da Comissão de Ética confirmou, em resposta aos questionamentos, que trabalha para o escritório PG. Ele afirmou que os membros da Comissão ocupam cargos honoríficos, sem remuneração, e que podem exercer suas profissões de origem desde que não haja conflito de interesses.

Para Ferreira Filho, não há necessidade de consultar a Comissão de Ética para continuar suas atividades profissionais, a menos que envolvam interesses diretos de pessoas com quem mantenha relações profissionais. Assim, ele considera seu trabalho com o escritório PG legítimo, assessorado quanto ao Direito Material Brasileiro aplicável ao processo que tramita na Justiça Inglesa.

Essa situação levanta questionamentos sobre a ética e os possíveis interesses envolvidos, especialmente considerando que comissões de ética examinariam com lupa qualquer servidor aliado a projetos de interesse de fundos abutres caçadores de desastres pelo mundo.

 

Importante: Estamos lutando contra as perseguições, mas continuamos desmonetizados. Pedimos a sua contribuição para continuar lutando pela verdade. Doe através do PIX CNPJ 33281196000199. Receba notícias diariamente no nosso grupo no Whatsapp.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo